INVESTIMOS NO

AMBIENTE

Projetos de sustentabilidade ambiental e energia renovável

SOBRE A PENTÁGONO VERDE

NA ÁREA DA
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

O projeto Pentágono AMBIENTE – sustentabilidade ambiental insere-se na definição estratégica do Grupo Pentágono XXI e na contribuição das suas empresas, acionistas e colaboradores para um Mundo sustentável.

Pretendemos contribuir ativamente na transformação do nosso planeta, envolvendo as empresas que fazem parte do nosso grupo, assim como numa primeira fase os nossos acionistas e colaboradores. Na fase seguinte pretendemos levar o nosso exemplo aos nossos clientes e fornecedores e duma forma geral a todos os cidadãos.
Da mesma forma que no Século XX o carvão foi substituído pelos combustíveis fósseis, nomeadamente o petróleo e os seus sucedâneos, acreditamos que no século XXI iremos assistir à substituição gradual dos combustíveis fósseis pelas energias renováveis; e o planeta agradece.

O Projeto Pentágono Ambiente pretende contribuir ativamente nessa substituição, investindo e
incentivando à produção de energia através de fontes de energia renovável, nomeadamente, a
energia produzida através de painéis fotovoltaicos.
O Grupo Pentágono detém atualmente 30 unidades de laboração, distribuídas por Portugal
Continental e Ilha da Madeira.
Tem nos seus quadros 180 trabalhadores diretos e 120 trabalhadores independentes (médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde).

OBJETIVOS:

1ª Fase (ano 2020 e 2021)
Instalar UPACs – Unidade de Produção para Autoconsumo que produzam anualmente de energia renovável através de painéis fotovoltaicos, um montante que corresponda ao consumo anual das nossas empresas, fazendo dessa forma com que a pegada de carbono das nossas empresas seja neutra em termos energéticos ( 30 estabelecimentos X 7.500 Kw por ano por estabelecimento = 225.000 Kw ano = 150 Kwp instalada = 120.000 euros de investimento).

2ª Fase (anos 2022 e 2023)
Instalar UPACs – Unidade de Produção para Autoconsumo que produzam anualmente de energia renovável através de painéis fotovoltaicos, um montante que corresponda ao consumo anual do número de famílias que integram os nossos quadros de pessoal das nossas empresas (180 famílias), neutralizando dessa forma a pegada de carbono dessas famílias com o seu consumo energético (180 famílias X 2.500 Kw ano = 450.000 Kw ano = 300 Kwp instalada = 240.000 euros de investimento).

3ª Fase (anos 2024 e 2025)
Instalar UPACs – Unidade de Produção para Autoconsumo que produzam anualmente de energia renovável através de painéis fotovoltaicos, um montante que corresponda ao consumo anual do número de famílias que colaboram nas nossas empresas em regime liberal (médicos, enfermeiros, técnicos de saúde entre outros) – (120 famílias), neutralizando dessa forma a pegada de carbono dessas famílias com o seu consumo energético (120 famílias X 2.500 Kw ano = 300.000 Kw ano = 200 Kwp instalada = 160.000 euros de investimento).

Em resumo, o Grupo Pentágono propõe-se investir em projetos de energia renovável nos próximos 5 anos, um montante superior a 500.000 euros.
Esse investimento gerará uma produção de energia renovável de 975.000 Kw ano o que corresponde ao consumo anual de 390 famílias e uma redução da pegada de carbono superior a 90.000 Kg ano.

RESUMO

TABELA DE INVESTIMENTO